Release

Carlos Malta

Nascido no Rio de Janeiro (1960), em plena atividade desde 1978, Carlos Malta é multi-instrumentista, arranjador, compositor e educador. Conhecido como “Escultor do Vento”, possui um estilo totalmente original, sendo uma referência no Brasil e no mundo, um mestre que domina toda a família de saxofones e flautas, o clarinete baixo, e instrumentos étnicos como o pife brasileiro (pífano), o shakuhachi japonês e a di-zi de origem chinesa.

Com uma carreira consolidada e reconhecida internacionalmente, em distintos projetos e formações, há mais de quarenta anos Carlos Malta vem esculpindo seus múltiplos timbres, traduzindo através de seu sopro a alma da música do Brasil.

Do solo ao som orquestral, em cada interpretação cuidadosamente Malta alterna seus instrumentos num jogo fascinante de possiblidades musicais. Passeia por sua vasta gama de instrumentos esbanjando inventividade e técnica – incluindo a respiração circular – mas, acima de tudo, com uma liberdade musical exuberante.

Seu trabalho é essencialmente jazzístico, mas, com sotaque brasileiro. Jazz aí como uma expressão redimensionada, não apenas emular a maneira do jazz norte-americano, mas buscar em cada tema, timbres, variações rítmicas e harmônicas, improvisos e novidades escondidas nas canções, tudo com um groove único.

“Enquanto Carlos seguir esculpindo o vento, nós aprendemos a reverenciar um instrumentista que é uma figura essencial para se compreender os rumos do groove nacional. Foi uma honra maestro. Guilherme Espir”.

Em 1981 entrou para o lendário “Hermeto Pascoal e Grupo”, onde permaneceu por 12 anos numa vivência musical de imersão total ao lado do mestre, bruxo, mago Hermeto Pascoal, cujas pesquisas e experimentações exigiram uma dedicação exclusiva no desenvolvimento desse trabalho histórico da música universal. Com o grupo participou da gravação de cinco álbuns antológicos e inúmeros shows em festivais e palcos pelos quatro cantos do mundo.

Um inventor musical constante, ao longo de sua carreira Carlos Malta lançou como artista principal 25 álbuns e é criador de grupos inovadores como Coreto Urbano (de metais e percussão) e o Pife Muderno (de flautas e percussão) que segue em plena atividade e celebra em 2024 trinta anos de existência lançando o projeto É DU PIFECarlos Malta e Pife Muderno 30 anos – com uma circulação de shows e lançamento de álbum baseado na obra do grande compositor brasileiro Edu Lobo (Gravação e lançamento Biscoito Fino).

Formado por um sexteto de instrumentistas excepcionais e aclamado na cena da música instrumental, o Pife Muderno tem 3 álbuns lançados sobre um clássico repertório da música popular brasileira, e em 2022 lançou uma obra monumental, com 4 álbuns baseados na discografia do gigante e Imortal, Gilberto Gil.

Desde a década de 1990 até os dias atuais participa como professor convidado em diversos festivais e instituições de ensino da Música nacionais e internacionais, realizando oficinas de instrumentos de sopro, composição, arranjos e improvisação.

Ao longo de sua trajetória vem desenvolvendo um trabalho constante junto a grupos sinfônicos, atuando como solista, compositor, orquestrador e educador. Com a Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES/RJ), Carlos Malta orquestrou e solou a peça de sua autoria, Rapsódia das Rochas Cariocas, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro, sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá.

Já esteve sob a regência de Isaac Karabitchevsky, Roberto Minczuk, Helena Herrera, Abel Rocha, Jens Chappe Christensen, entre outros.

A obra sinfônica de Malta transborda a essência da natureza musical do Brasil. Os ritmos, as melodias e harmonias que inspiram esta rica paleta sonora carregam frescor e tradição. O músico considera o som orquestral a tradução do universo que soma potencialidades de diversas naturezas produzindo infinitas combinações de timbres e coloridos sonoros.

Desde a década de 1990 até os dias atuais participa como professor convidado de diversos festivais nacionais e internacionais, realizando oficinas de instrumentos de sopro, composição, arranjos e improvisação. Dentre eles, o Festival Internacional de Inverno de Ouro Preto; Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins; Curso Internacional de Verão de Brasília; Oficina de Música de Curitiba. No exterior, como artista residente, ministrou cursos na Dinamarca no Royal Conservatory of Music-Aarhus; na França no Conservatório de Paris, e nos Estados Unidos na Berklee College of Music e Universidade de New Orleans.

Últimos lançamentos:

PIMENTINHA SESSIONS– Álbum gravado na VISOM (RJ), lançado em junho de 2024, sobre quatro temas consagrados na voz de Elis Regina.

PIMENTA – tributo a Elis Regina – Álbum gravado em 2000 em homenagem à Elis Regina que chega às plataformas digitais em 2024.

MOKÔI – Carlos Malta e Delcley Machado tocam Waldemar Henrique.

Carlos Malta e Pife Muderno em GIL – Em homenagem aos 80 anos do Imortal Gilberto Gil, Carlos Malta e Pife Muderno lançaram 4 álbuns sobre o repertório de toda a carreira de Gil até 2022.

BESOUROS – The Beatles Songs 2 – Carlos Malta e Fernando Moura 2021.