Carlos Malta e Banda Pimenta Pimentinha

PIMENTA PIMENTINHA
Tributo à Elis Regina

Carlos Malta apresenta PIMENTA PIMENTINHA, projeto que é fruto de duas obras que lançou em homenagem à eterna Elis Regina, que com seu canto, sua voz e atitude influenciou na formação de uma nova geração de artistas. Malta é um deles, que tem em Elis uma de suas maiores fontes de inspiração, pela excelência, liberdade e ousadia.

Lançado no ano 2000, PIMENTA é o primeiro álbum que Malta gravou sobre temas consagrados na voz da cantora e que em 2024 finalmente chegou às plataformas digitais pela Mills Records. É considerado por muitos um dos 10 melhores álbuns de jazz já gravados no Brasil.

Como um inventor musical constante, Carlos Malta teve em PIMENTA um dos momentos altos dessa intensa inventividade, apesar de trabalhar com temas muito conhecidos e explorados, justamente ao redimensioná-los de forma jazzística (ou seja, livre), clássica (depurada pela tempo) e brasileira (pelo ethos cultural).

Já é um álbum “clássico”. Embora inspirados na música popular e em suas carreiras com vivência na música pop, todos os autores abordados por Carlos Malta neste trabalho já decantado por 24 anos – o tempo de uma geração – são compositores clássicos desse “ethos”.

PIMENTA

E com PIMENTINHA SESSIONS, a continuação desse tributo à Elis Regina, não foi diferente, como a provar que qualquer música pode, sim, ser brasileira, clássica e jazzística, depende apenas do tempero, da pimenta que se ponha nela. O que não falta neste álbum gravado em 2023 com instrumentistas de grande talento da nova geração ao lado do mestre Malta, lançado em 2024 (Mills Records), com mais quatro temas vestidos de puro jazz, que foram gravados por Elis em seu último álbum, O Trem Azul.

PIMENTINHA SESSIONS

A Banda PIMENTA PIMENTINHA

Na foto: Haroldo Eiras, Girdano Gasperin, Augusto Mattoso, Tunico, Carlos Malta, Matu Miranda, Fofo Black, Cliff Korman, Antonio Fischer-Band.

A banda com a formação completa une oito músicos, de duas gerações e distintas formações, todos jazzísticos. Com essa riqueza sonora, a cada tema há uma diversidade incrível de procedimentos musicais, um diálogo aberto com o jazz.

E podemos perceber certas sutilezas na interpretação de Carlos Malta e sua banda, com uma sonoridade sofisticada, lírica, intensa, progressiva e muito entrosada.

Tem a seguinte formação: Carlos Malta nos múltiplos sopros, flautas, saxofones e instrumentos étnicos, acompanhado da mesma formação que gravou o recém lançado álbum PIMENTINHA SESSIONS: Antonio Fischer-Band (piano e teclados), Fofo Black (bateria e percussão), Giordano Gasperin (contrabaixo elétrico), Haroldo Eiras (guitarra), Matu Miranda (vocal instrumental) e Tunico (saxofones).

A banda também conta com a presença dos veteranos que gravaram o álbum PIMENTA e tocam com Malta há mais de 30 anos, Augusto Mattoso (contrabaixo acústico) e Cliff Korman (piano).


Carlos Malta – Arranjos, produção musical, múltiplos sopros

Daniele Yanes – Produção executiva e direção artística

Beto Feitosa – Social media

Distribuição – Mills Records

Produção áudio visual: VISOM

Fotos divulgação: André Garzuze, Maria Mazzillo

Carlos Malta @ 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Estúdio Saccól.